A sua imobiliária em São Paulo

Mais de 20 anos no ramo !

× Contato por whatsapp
Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nosso site. Conheça nossa Política de Privacidade
Aceitar

Notícias do mercado imobiliário

Senado aprova dedução de gastos com aluguel no IR pessoa física

No último dia 5 de julho, a Comissão de Assuntos Econômicos do Senado aprovou um projeto de lei que permite deduzir do Imposto de Renda o valor gasto com aluguel residencial, além de isentar do imposto os proprietários. Para entrar em vigor, a proposta de Alexandre Silveira, do PSD de Minas Gerais, deve passar agora pela análise da Câmara dos Deputados.

Até o momento, tanto os pagamentos quantos os recebimentos de valores a título de aluguel de imóveis residenciais eram declarados anualmente no Imposto de Renda Pessoa Física. Contudo, apesar de o lançamento ser obrigatório, não era contabilizado como valores dedutíveis no imposto a pagar nem a restituir. O único benefício era a isenção do montante para quem recebia aluguéis de até R$ 1.903,98 por mês.

Caso se torne Lei, tanto o proprietário quanto o inquilino continuarão obrigados a lançar as despesas com aluguel na declaração anual de Imposto de Renda. A diferença é que os valores passarão a ser dedutíveis e, portanto, servir para diminuir os impostos a pagar.

Vale ressaltar que gastos com Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana (IPTU) e outros impostos ligados ao imóvel não entrarão como gastos dedutíveis nessa conta.

Para os proprietários, a boa notícia é que 75% do montante será isento de IR! Ou seja, o dono do bem deverá declarar o imóvel no Imposto de Renda, mas pagará tributos somente sobre 25% do aluguel.

18/07/2022